terça-feira, 26 de julho de 2011

ESPECIAL: Fortaleza faz pior início de Série C em toda a sua história



Os protestos que marcaram a segunda-feira (25) no estádio Alcides Santos podem ser consideradas reflexos de uma triste estatística para o Fortaleza Esporte Clube.

Em sua sétima participação na Série C do Brasileirão, o Tricolor faz na edição de 2011 o pior início de campanha em toda a sua história.

Na primeira participação do Tricolor de Aço na competição, em 1995, o clube teve como dois primeiros resultados um empate com o Ferroviário, em 2 a 2, e uma vitória sobre o Alecrim (RN), por 1 a 0. A equipe foi até longe na competição: eliminada nas oitavas-de-final, pelo ABC (RN).

Em 1996 o Fortaleza estreou vencendo o River (PI) por 2 a 0 e empatando com o Cori-Sabbá (PI) em 0 a 0. Naquele ano, o Leão foi eliminado já na segunda fase, pelo Sampaio Côrrea (MA).

Nem na pior campanha, em 1997, um início tão mau

No ano seguinte a equipe começou empatando os dois primeiros jogos contra o Porto e o Vitória, ambos de Pernambuco. Aquela edição da Série C marcou a pior campanha do Fortaleza, com o clube terminando na lanterna de sua chave.

Penúltimo lugar em 1998 e 1999, mas com início melhor

Em 1998 o Tricolor alternou uma vitória de 3 a 1 em cima do Cori-Sabbá e uma derrota por 1 a 0 para o Viana (MA). O clube foi o penúltimo de sua chave.

Um ano depois o Leão goleou o Picos por 3 a 0, fora de casa, e perdeu para o Potiguar, por 2 a 1, em casa. Mais uma vez o clube terminou na penúltima posição de seu grupo.

Dois empates seguidos e a eliminação precoce

Em 2010 jogando em um grupo com equipes do Norte, o Fortaleza empatou duas vezes, por 0 a 0, contra o Águia, em casa, e contra o Rio Branco, no Acre.

Dramática a situação tricolor

As duas derrotas em 2011 vêm repetindo até aqui as dificuldades históricas que a equipe cearense encontra em disputar competições de tiro curto, mas com um grau maior de dramaticidade.

Para reverter o quadro e escrever uma nova história nessa edição da Série C, o Tricolor precisa de pelo menos 5 vitórias em 6 jogos para se classificar à segunda fase da competição, segundos os matemáticos.

O Fortaleza pode até se classificar com 12 pontos, mas para isso dependerá de uma combinação de maus resultados dos adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário