terça-feira, 21 de setembro de 2010
Neymar e João Marcos serão julgados pela confusão após partida entre Ceará x Santos
O atacante santista Neymar não escapará de ir a julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta da confusão em que se envolveu em Fortaleza, durante a partida contra o Ceará.
Nesta terça-feira (21), o jovem atacante foi denunciado oficialmente e irá a julgamento na próxima sexta-feira, dia 24 de setembro, em sessão da Quarta Comissão Disciplinar, a partir das 14h, quando pode pegar até nove jogos de gancho.
No mesmo processo em que o santista está presente, também estão denunciados os jogadores Marcel, companheiro de Neymar no Santos, João Marcos, do Ceará, e o próprio clube cearense, que inclusive pode sofrer perdas de mando de campo para a sequência da competição.
Diante das imagens requisitadas, a Procuradoria, com base na prova de vídeo, denunciou Neymar nos artigos 250 (praticar ato desleal ou hostil durante a partida), pelo pisão, e 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras), pela discussão, ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Para o primeiro caso, a pena varia de uma a três partidas de gancho. No segundo, vai de um a seis jogos de suspensão.
João Marcos, o outro protagonista da confusão, também responderá ao artigo 258 do CBJD, e pode desfalcar a equipe do Ceará por seis jogos. Como nem ele e nem Neymar foram expulsos, nenhum jogo foi cumprido em relação ao fato.
Em decorrência da confusão, o policiamento presente no Castelão entrou em campo para acalmar os ânimos, mas o que se viu foi mais violência, e por parte de um policial. O árbitro Heber Roberto Lopes (PR) citou na súmula que o meia santista Marquinhos foi atingido pelo cassetete do policial Jean. O juiz paranaense confirmou o nome do agressor com o capitão Alexandre, responsável pelo policiamento do jogo. Ele escreve que Marquinhos foi atingido pelas costas e foi ao chão imediatamente após a agressão.
Diante disso, o Ceará responderá ao artigo 213 I (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto) do CBJD. A pena pode ser uma multa bem pesada, que vai de R$ 100 a R$ 100 mil, além da perda do mando de campo de uma a dez partidas.
Por fim, o atacante santista Marcel será mais um a ir a julgamento. Inconformado com a atitude do policial, que agrediu seu companheiro, o atacante foi em direção ao policial, identificado pelo árbitro pelo nome de Jean, e colocou o dedo no seu rosto. A Procuradoria entendeu que a atitude configura infração ao artigo 258, e assim Marcelo pode ser suspenso por até seis jogos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário