terça-feira, 14 de setembro de 2010
Motores da reação
A experiente dupla Magno Alves e Geraldo comanda a reação do Ceará na Série A e ganha destaque nacional
As duas últimas vitórias do Ceará na Série A, ambas por 2 a 1 no Castelão, contra Grêmio, no dia 21 de agosto, e contra o Santos, no último domingo, tiveram um desfecho em comum. Os autores da jogada do gol da vitória: a dupla Geraldo e Magno Alves.
Contra o time gaúcho, aos 44 do segundo tempo, o atacante camisa 96 cruzou magistralmente, para o meia (na época ainda contestado por suas atuações abaixo da média), dominar com precisão e vencer o goleiro Vítor em um chute potente. O importante gol produziu uma cena emocionante, com Geraldo indo às lágrimas e desabafando após as críticas que sofreu.
Já diante do Santos, no último domingo, a dupla voltou a funcionar e decidiu o jogo para o Ceará. O atacante Magno Alves, que marcara o primeiro do Alvinegro, foi à linha de fundo, e novamente encontrou Geraldo: mas ao contrário do lance descrito anteriormente, o meia definiu em uma cabeçada precisa, aos 23 do segundo tempo.
Foram dois gols decisivos, que deram a vitória ao Vovô, mas a dupla funcionou também no gol na derrota contra o Atlético Paranaense, no dia 1º de setembro. No finalzinho da partida, aos 44, após tabela com Geraldo, Magno Alves desloca o goleiro rubro-negro Neto e diminui o placar para o Vovô.
Os três gols criados pela dupla renderam elogios dos companheiros de time. Para o meia Camilo, que nos últimos jogos vem atuando melhor, a experiência conta para que Geraldo, de 36 anos, e Magno Alves, de 34, se destaquem no Ceará. "A experiência sem dúvida pesa nos momentos decisivos e isso os dois têm de sobra. Eles sempre orientam todos os jogadores do time, principalmente os mais jovens. Eu particularmente, me dei bem com os dois no ataque do Ceará", comemora.
Camilo lembra dos gols que participou com os experientes companheiros de time e que a presença de ambos em campo fez seu futebol crescer. "O gol contra o Atlético Paranaense começou comigo, passei para o Geraldo, que serviu o Magno. Contra o Flu, deixei o Geraldo na cara do gol e ele fez. Cresci com o futebol dos dois, que se identificaram muito comigo. No meio campo e ataque é complicado jogar pela grande marcação que os times exercem, mas com eles fica mais fácil".
Dependência
Em um time caracterizado pelo sistema defensivo forte, onde as oportunidades de gol são escassas, a importância dos meias e atacantes cresce.
O volante Careca lembrou que o Ceará, desde a Série B do ano passado, depende do sistema ofensivo para vencer as partidas. "Desde o ano passado dependemos dos três jogadores de frente: Geraldo, Mota e Wellington Amorim. Agora, são Geraldo, Magno Alves e Kempes que tem a missão. Isso ocorre por termos um poder defensivo rígido e forte, e precisamos desses jogadores para vencer. Eles são importantíssimos".
E ainda ressalta que mais gols poderiam ter saído dos pés desses jogadores e acrescenta o atacante Kempes com o próximo a dar alegrias à torcida. "Até nos jogos que não marcamos, eles criavam as chances de gol do time. Estão sempre mais próximos da área adversária e tem talento. Sem dúvida o Ceará ganha muito com o Magno e do Geraldo. Sem esquecer do Kempes, que deu a assistência no primeiro gol contra o Santos. Ele também irá nos ajudar".
Destaque
E os gols da dupla Geraldo e Magno Alves na vitória do último domingo contra o Santos renderam destaque.
O meio-campista já é o artilheiro do time na Série A, com quatro gols ao lado de Washington, que se recupera de séria lesão. Já Magno Alves, que marcou o primeiro do Vovô, comemorou por ter sido o autor do gol de número 500 do Brasileirão 2010.
O outro prêmio que a atuação contra o Santos rendeu à dupla foi o ingresso na seleção da rodada do Troféu Armando Nogueira, pelos especialistas da Sportv e globoesporte.com.
Magno Alves foi considerado o craque do jogo, e ficou com a nota 7,5. Já o meia Geraldo, o presenteado pelo passe do atacante no segundo gol, teve nota 7. Segundo os analistas, o meia do Vovô armou as melhores jogadas da equipe e mostrou também na disposição e raça. O zagueiro Anderson, com 6,5, foi o terceiro representante do Ceará na seleção da rodada.
RELATO
Juiz pôs ´agressão´ na súmula do jogo
O árbitro Heber Roberto Lopes colocou na súmula da partida entre Ceará e Santos, no último domingo, no Castelão, a suposta agressão do soldado PM Jean ao meia Marquinhos, do Peixe.
Segundo Lopes, ele e os auxiliares viram o momento em que o militar atingiu o atleta com sua tonfa (cassetete) levando o meia ao chão. O árbitro relata que foi informado do nome do soldado pelo capitão Andrade, comandante do policiamento durante a partida.
STJD
A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) requisitou as imagens da confusão ocorrida no jogo entre Santos e Ceará, realizado no estádio Castelão.
Caso a Procuradoria formule a denúncia, Neymar e João Marcos podem ser punidos. Os jogadores podem responder por atitude antidesportiva, que prevê suspensão por até seis partidas.
Já o Ceará pode ser considerado culpado pela confusão entre os jogadores e os policiais. O clube pode ser denunciado por deixar de manter o local que tenha indicado com infraestrutura necessária e também por desordens em sua praça de desporto. Os dois artigos preveem multa de até R$ 100 mil ao clube, caso seja condenado.
Saiba mais
Mantido
A boa fase do Ceará já rendeu elogios da presidência do clube ao técnico interino Dimas Filgueiras. O mandatário alvinegro está satisfeito com o trabalho do treinador na vitória contra o Santos e confirmou Dimas no comando contra o Vitória, amanhã em Salvador.
Susto
Após a lesão do goleiro Diego, que ficará seis meses em tratamento por romper os ligamentos do joelho, foi a vez de Adílson assustar a torcida. No treino de ontem, o "Paredão" deixou o treinamento após forte pancada na cabeça. Mas tudo não passou de um susto e o médico Gustavo Pires garantiu que Adílson, que com a chegada de Dimas Filgueiras busca seu espaço, continuará treinando normalmente.
Contratações
A boa fase no Vovô está de volta, mas nem por isso o time deixa de buscar reforços. O atacante Pedrão, que interessa também ao Santo André, está próximo de fechar com o Ceará. Já clube também demonstra interesse no meia Pedro Ken, e no volante Elicarlos, ambos do Cruzeiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário