domingo, 15 de agosto de 2010

Embalado por Guga, Avaí derruba o Timão e pula para o G-4 do Brasileiro


Torcedor do Avaí, o ex-tenista Gustavo Kuerten esteve no estádio da Ressacada, em Florianópolis, neste domingo, como faz sempre que possível, para ver o duelo contra o Corinthians, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pé-quente, o ídolo brasileiro não deve ter se arrependido do programa. Até porque viu a sua equipe, segura e ofensiva, vencer um afoito, porém guerreiro, Timão por 3 a 2.
O resultado levou o time catarinense a 22 pontos e o colocou no G-4, na terceira colocação. O Timão, com 28, também está nesse grupo. Mas para quem estava a um ponto do líder Fluminense, essa derrota, somada à vitória do time carioca sobre o Inter, faz a distância aumentar para quatro. Ruim para quem vinha seguindo bem de perto os tricolores do Rio de Janeiro.
A festa do Avaí se completa com o status de carrasco dos paulistas. No Brasileirão, o time comandado por Antônio Lopes venceu também São Paulo e Palmeiras. E pela Copa Sul-Americana, no meio da última semana, bateu o Santos.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a 15ª da competição, o Avaí joga no sábado, às 18h30m, contra o Botafogo, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. O Corinthians, por sua vez, tem clássico com o São Paulo, domingo, às 18h30m, no Pacaembu.

O fato de o vice-líder Corinthians jogar contra o Avaí no mesmo horário em que o líder Fluminense encarava os reservas do Inter parece ter colocado pressão sobre os paulistas. Desconcentrado no início da partida, o Timão viu um adversário com envolvente toque de bola precisar de apenas dez minutos para abrir o marcador na Ressacada (confira no vídeo ao lado).
Caio arrancou em contra-ataque e deu ótimo passe para Davi tocar na saída do goleiro Julio Cesar. Atrasada e mal posicionada, a zaga do Corinthians apenas olhou. Na etapa inicial, aliás, o setor defensivo do Alvinegro esteve bem aquém do que costuma apresentar. Só não sofreu mais porque o Timão começou a dominar o jogo a partir dos 20 minutos.

E essa era mesmo a hora de reagir, porque no Maracanã o Fluminense já tinha feito 2 a 0 no Inter. Desse jeito, a diferença que era de apenas um ponto para o time carioca aumentava para quatro. Mas o Corinthians se aproximava do gol de empate. Com bom toque de bola, o time de Adilson Batista não deu mais espaço para o Avaí, que recuou.
Aos 27 minutos, por exemplo, uma jogada ensaiada quase deu o gol de empate ao Timão. Roberto Carlos rolou para Iarley, que ajeitou para Elias na esquerda. O volante virou o jogo para Chicão bater na rede pelo lado de fora. Pouco depois, aos 31, Jorge Henrique levantou a bola na área, onde o baixinho Iarley se antecipou para cabecear na trave.
Mas aos 40, a equipe catarinense não escapou do empate. Até porque vacilou na saída de bola. Jorge Henrique, então, aproveitou para ficar com a bola e tocar para Iarley na grande área. Na tentativa de domínio, o experiente atacante errou, mas Bruno César, oportunista, bateu colocado: 1 a 1 (assista acima). E a diferença para o Flu caía para três pontos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário